Pular para o conteúdo principal

Alimentos que devem ser evitados na menopausa

 


Evite o excesso desses alimentos

A alimentação na menopausa é muito importante, pois alguns alimentos podem ser um grande aliados e ás vezes um grade vilão. Vejamos alguns alimentos que precisamos evitar nessa fase.





CHOCOLATE, CAFÉ: o excesso desses alimentos podem piorar o quadro hormonal.

BEBIDAS ALCOÓLICAS, CONDIMENTOS, GENGIBRE, PIMENTA, INDUSTRIALIZADOS E O SAL:  Eles podem piorar os fogachos (calores). O sal e as bebidas alcoólicas também aumentam a retenção de líquidos sintoma muito comum nas mulheres, principalmente na menopausa. 

Leia também O que é a menopausa?


AÇÚCAR E FARINHA BRANCA: o seu excesso altera o humor, aumenta a irritabilidade e o  acúmulo de gordura corporal. 


(Fonte do artigo:   Naves, Andrea. Nutrição Clínica Funcional: Modulação Hormonal, 2010)

Veja também

Dúvidas Sobre Menopausa


 Max Amora



Postagens mais visitadas deste blog

O que acontece com os ossos na transição para a menopausa

Nosso esqueleto é formado de 206 ossos feitos da mesma matéria prima que dá sustentação a pele: as fibras de colágeno. Para formar os ossos, essas fibras interagem com os minerais que contém cálcio e, como qualquer tecido vivo, mantém-se em permanente reconstituição.



O processo de reconstituição é permanente, mas o pico da densidade óssea é determinado no tempo. Ocorre por volta dos 30 anos. Até essa idade ganhamos mais osso do que perdemos. A partir de então, o processo se inverte e é preciso impedir que se instale a perda de massa óssea que caracteriza a osteoporose.Entre 30 e 40 anos a mulher perde 0,18% de osso esponjoso por ano -- o tecido predominante nas vertébras, nos ossos da pelve e nas extremidades dos ossos longos e dos ossos chatos. 

Nos cinco primeiros anos após a menopausa, a perda passa a ser de 1,4% ao ano. Não é o fim do esqueleto, naturalmente, mas a desvantagem feminina é grande nessa área, pois as mulheres têm 25% a 30% menos massa óssea do que os homens e perdem 35…

O que é a menopausa?

MENOPAUSAÉ o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que, durante esse intervalo, a mulher ainda pode, ocasionalmente, menstruar.


Esse tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério. Ele representa a passagem da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona.

A menopausa é mais um estágio na vida da mulher. Nesse período ocorrem transformações no organismo feminino, que aumentam a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças.
Não há uma idade exata para a menopausa: ela varia de mulher para mulher. Em média, ocorre entre os 45 e 55 anos. Pode acontecer antes dessa fase, de forma espontânea ou cirúrgica – a chamada menopausa precoce. A menopausa cirúrgica oco…

Dicas para enfrentar os sintomas da menopausa

Quando acontece a deficiência do estrogênio na mulher, ele traz anomalias do ciclo menstrual, alterações neuropsíquicas, são os famosos sintomas da menopausa que na maioria das mulheres chegam como uma fase muito dificil e complicada. E para enfrentar essa fase aconselhamos essas dicas.



Evite gordurasProcure evitar o estresse ( esse ativa as ondas de calor) Beba baste liquido ( água, sucos e chá) Consuma vegetais verdes (couve, brócolis), gergelim e castanhas, para suprir sua necessidade de cálcio;Procure colocar na sua dieta fibras (presentes em alimentos integrais)Procure consumir inhame. Esta raiz também possui propriedades benéficas no alívio dos sintomas da menopausa;Procure  atividades que proporcionem paz, prazer e alegria( sair com as amigas, caminhar, trabalhar, escrever, tirar fotos, existem muitas coisas que trazem alegria e prazer nessa fase.Tome banho de sol, mesmo quando não for a praia. (até as nove horas da manhã e após as quatro horas da tarde), vai auxiliar na síntese…