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O que acontece com os ossos na transição para a menopausa

Osteoporose na mulher


Nosso esqueleto é formado de 206 ossos feitos da mesma matéria prima que dá sustentação a pele: as fibras de colágeno. Para formar os ossos, essas fibras interagem com os minerais que contém cálcio e, como qualquer tecido vivo, mantém-se em permanente reconstituição.




O processo de reconstituição é permanente, mas o pico da densidade óssea é determinado no tempo. Ocorre por volta dos 30 anos. Até essa idade ganhamos mais osso do que perdemos. A partir de então, o processo se inverte e é preciso impedir que se instale a perda de massa óssea que caracteriza a osteoporose.Entre 30 e 40 anos a mulher perde 0,18% de osso esponjoso por ano -- o tecido predominante nas vertébras, nos ossos da pelve e nas extremidades dos ossos longos e dos ossos chatos. 

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Nos cinco primeiros anos após a menopausa, a perda passa a ser de 1,4% ao ano. Não é o fim do esqueleto, naturalmente, mas a desvantagem feminina é grande nessa área, pois as mulheres têm 25% a 30% menos massa óssea do que os homens e perdem 35% de osso compacto e 50% do tecido esponjoso ao longo da vida, enquanto os homens perdem menos da metade dessas porcentagens.

Correm mais risco de desenvolver osteoporose as mulheres que tem histórico da doença na família, as que são pequenas e magras, as fumantes e as que usam medicamentos à base de cortisona ou tomam hormônio para controlar o hipertireoidismo.




Para evitar que a osteoporose se instale é preciso cuidar da dieta, fazer exercícios e tomar sol. A vitamina D, metabolizada na pele, é uma espécie de chave que abre portas, do começo ao fim do ciclo de remodelação óssea: ela facilita a absorção do cálcio pelo intestino, dá o empurrão para sua entrada na corrente sangüínea e ainda ajuda a sua deposição final no osso.




O consumo de cálcio recomendado para quem tem 45 anos ou mais é de 1500 mg diários, o equivalente a um litro de leite. É óbvio que ninguém toma tanto leite assim, mas existem outros alimentos ricos em cálcio que podem compor esse cardápio como os peixes e sardinhas, os frutos do mar e as amêndoas e avelãs. Essas últimas são poderosas porque, além do mineral, contém fósforo em abundância, um elemento que favorece a melhor absorção do cálcio pelo organismo.

(Fonte do artigo:Canal Saúde Mulher) 

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Evite gordurasProcure evitar o estresse ( esse ativa as ondas de calor) Beba baste liquido ( água, sucos e chá) Consuma vegetais verdes (couve, brócolis), gergelim e castanhas, para suprir sua necessidade de cálcio;Procure colocar na sua dieta fibras (presentes em alimentos integrais)Procure consumir inhame. Esta raiz também possui propriedades benéficas no alívio dos sintomas da menopausa;Procure  atividades que proporcionem paz, prazer e alegria( sair com as amigas, caminhar, trabalhar, escrever, tirar fotos, existem muitas coisas que trazem alegria e prazer nessa fase.Tome banho de sol, mesmo quando não for a praia. (até as nove horas da manhã e após as quatro horas da tarde), vai auxiliar na síntese…