Os benefícios do leite de Inhame

Mitos e Verdade Sobre a Menopausa

Menopausa: 10 mitos e verdades que você precisa saber


A menopausa pode ser um período difícil para a maioria das mulheres. Estar preparada para atravessar esse momento exige visitas constantes ao ginecologista, apoio familiar e, principalmente, informação. Por isso, conheça agora os principais mitos e verdades que envolvem o tema e descubra quais modificações vão ocorrer no seu corpo até o climatério.



O calorão é o único sintoma

Mito. Além desse incômodo, é comum sentir suor noturno, alterações de humor, insônia, cansaço, aumento de gordura abdominal, melancolia, secura vaginal, entre outros.

O único tratamento possível é a reposição hormonal

Mito. A reposição hormonal só é necessária quando a queda na produção de estrogênio possa causar alguma doença mais grave. Inclusive quem tem obesidade, pressão alta, diabetes ou predisposição para câncer de mama não deve fazer a reposição de hormônios.

Existem outros tratamentos que amenizam os sintomas, como os fitoterápicos, ou seja, a base de plantas! Esses tratamentos naturais envolvem alimentos como linhaça, soja, além dos ácidos graxos da família do ômega 3 e 6. Juntos, eles ajudam a aliviar os sintomas da menopausa.





Depois da menopausa não é possível engravidar

Mito. Quando o climatério, que é a fase inicial da menopausa, surge na vida da mulher, muitas pensam que não podem mais engravidar pois as menstruações tendem a ficar mais espaçadas. No entanto, durante o processo, a concepção ainda é possível. É indicado aguardar 2 anos após a última menstruação para ter certeza de que a mulher não é mais fértil.






Ela reduz a libido

Verdade. Durante essa fase os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, relacionados à libido da mulher, mas nem sempre há uma mudança significativa nesse sentido. Também há a redução na lubrificação vaginal, que dificulta a atividade sexual.

A menopausa só chega depois dos 50 anos

Mito. Em algumas mulheres, essa fase pode chegar até mesmo aos 30 anos, na conhecida menopausa precoce. Porém, a partir dos 45 anos, ela é considerada normal.
A mulher fica mais suscetível a doenças.



Verdade. A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão. Para evitar esses problemas, é importantíssimo manter a saúde em dia e fazer visitas frequentes ao médico.

É possível retardar o climatério

Mito. O começo do climatério é relacionado à genética, e também não é influenciado pela data da primeira menstruação. Além disso, adiar o início da menopausa não é necessário, pois ela não é uma doença e só necessita de cuidados para garantir o bem-estar da mulher.

Problemas como insônia, depressão e ansiedade são comuns nessa fase

Verdade. Além das alterações corporais, que incluem os calores e a redução na produção hormonal, muitas mulheres sofrem alterações psicogênicas, que podem resultar nessas doenças.






Para amenizar os sintomas, é preciso se alimentar bem e praticar exercícios físicos

Verdade. Bons hábitos de saúde colaboram para manter o bom humor e a disposição, o que ajuda a encarar as mudanças da menopausa. Eles também reduzem as chances de surgimento da osteoporose e das doenças cardíacas.

A menopausa altera a aparência de pele, unha e cabelos

Verdade. A redução do estrogênio desestimula a produção de colágeno, a substância responsável pela elasticidade da pele. Por isso, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis, surgem rugas mais aparentes e a pele em geral fica com aspecto mais fino. Esse mesmo motivo faz com que haja queda de cabelo e as unhas se tornem mais finas.






Comentários