Os benefícios do leite de Inhame

Alterações dos Cabelos na Menopausa



As alterações de cabelo durante a menopausa podem manifestar-se principalmente de duas formas: queda de cabelo ou excesso de cabelo e ambas as situações são o resultado direto das mudanças e desequilíbrios hormonais que caracterizam a menopausa, nomeadamente entre as hormonas androgénio e estrogénio. 

A situação mais comum nas mulheres menopáusicas é o enfraquecimento e/ou queda de cabelo – a esta insuficiência de cabelo chama-se alopecia. Por outro lado, também se pode verificar o excesso de cabelo, ou hirsutismo, que se manifesta através do crescimento excessivo de pelo, principalmente no rosto (queixo, buço, maçãs do rosto…). Nem todas as mulheres sofrem de alopecia e/ou hirsutismo durante a menopausa, mas a maioria vai sentir algum enfraquecimento do seu cabelo.



Outras causas| Para além das alterações hormonais, existem outras causas que podem contribuir para o enfraquecimento e/ou queda de cabelo durante a menopausa: a própria genética e o facto de estar a envelhecer; fatores médicos como a disfunção da tiroide, anemia, alguma doença crónica ou tratamentos de quimioterapia, entre outros; fatores psicológicos como a ansiedade, depressão, stress, a vivência de eventos traumáticos ou perturbações alimentares, entre outros; fatores relacionados com o estilo de vida, como por exemplo a falta de exercício físico, a falta de ferro, proteínas, vitaminas B e C ou o excesso de vitamina A.

Sinais de alerta| Embora seja normal as mulheres perderem entre 50 e 100 cabelos por dia, nem sempre é fácil determinar qual o ponto crítico dessa perda. Alguns dos principais sinais de alerta incluem: a queda acentuada de cabelo durante a lavagem; quando surgirem grandes madeixas de cabelo na escova depois de pentear; surgimento de pequenas zonas calvas ou peladas no couro cabeludo; o couro cabeludo apresenta-se vermelho, oleoso e/ou com comichão; enfraquecimento acentuado do cabelo na parte da frente, no topo ou dos lados da cabeça; algumas mulheres podem ainda notar a queda e/ou enfraquecimento dos pelos púbicos.



As alterações de cabelo são um dos primeiros sintomas sentidos por mulheres que estão a entrar na menopausa, sendo uma situação que afeta pelo menos metade da população menopáusica. Por estar intimamente associado à feminilidade, ao estilo e à sensualidade de cada mulher, para além de mudanças físicas, as alterações de cabelo também podem criar sentimentos de depressão, tristeza e de se sentirem menos atrativas.

Como lidar com as alterações de cabelo| 


Seguir uma dieta alimentar equilibrada, privilegiando os alimentos que potenciam o crescimento do cabelo: carne (principalmente magra e de frango), fígado, peixe, legumes, feijão, abacate, cebolas, ovos, iogurtes, queijo cottage, cereais integrais, nozes, sementes, uvas passas, tâmaras, soja, tofu, óleo de canola, azeite…



A prática regular de exercício físico, assim como de técnicas de relaxamento como a meditação, ioga ou pilates também estimulam a regeneração capilar.


Utilizar champôs e amaciadores adequados à sua situação – consulte um dermatologista. No caso de se verificar excesso de pelo no rosto, pode recorrer-se à depilação e/ou tratamentos a laser ou por eletrólise.



As massagens capilares podem estimular o crescimento do cabelo.
Evitar o uso excessivo de secadores e alisadores, bem como tratamentos de cabelo mais agressivos como as colorações e as permanentes.
Optar por um corte de cabelo diferente.
Proteger sempre o cabelo com uma touca quando frequentar piscinas.  

Se tiver excesso de peso, pode tentar emagrecer, uma vez que a gordura estimula a formação de androgénios.

As ervanárias também dispõem de alguns medicamentos alternativos, utilizados para o tratamento do enfraquecimento e/ou queda de cabelo. 

A acupuntura é outra terapia alternativa para estimular o crescimento do cabelo.
O tratamento de substituição hormonal, à base de medicamentos orais, é uma das terapias mais utilizadas na menopausa e pode também ser adequada para atenuar sintomas como as alterações de cabelo.

Produtos naturais como a Maca Peruana a  Amora  e isoflavona que é oriunda da Soja são grandes aliados da mulher nessa fase. 

Fonte http://vivermenopausa.com

Comentários