Os benefícios do leite de Inhame

Alimentos que devem ser evitados na menopausa



Menopausa- 8 alimentos que você deve evitar durante essa fase


A menopausa é o período em que acontece a última menstruação da mulher, encerrando o seu período reprodutivo. A interrupção da menstruação acontece devido à diminuição da produção hormonal e esse período normalmente é caracterizado por sintomas como ondas de calor, insônia, alterações de humor e perda de massa óssea. A alimentação, por sua vez, possui influência direta nos sintomas. Por causa disso, é interessante conhecer esses oito alimentos que você deve evitar durante a menopausa, para amenizar os sintomas negativos e melhorar sua sensação de bem-estar. Confira logo abaixo!



1. Alimentos condimentados: aumentam a temperatura corporal
Alimentos muito condimentados, como com pimenta ou mesmo com excesso de sal, podem piorar as ondas de calor, levando a um incômodo ainda maior. Por isso, o melhor a se fazer é optar por comidas com temperos mais leves e menos carregadas no sódio em geral.

2. Chocolate: aumenta a ansiedade| Embora o chocolate seja usado por muitas mulheres como uma forma de aliviar os sintomas pré-menstruais, esse é um alimento que deve ser evitado durante a menopausa. A grande quantidade de açúcar presente nesse alimento pode agravar quadros de ansiedade e de insônia.

Caso o consumo não possa ser evitado, as mulheres na menopausa devem preferir as versões com mais cacau e menos açúcar.

3. Chá, café e refrigerantes: altamente estimulantes. Bebidas com muita cafeína, como alguns tipos de chá, o refrigerante e o café, também devem ser evitadas durante a menopausa, já que intensificam a insônia e também podem aumentar as ondas de calor.

Além disso, esse tipo de bebida também prejudica a absorção de cálcio pelo organismo e esse é um dos nutrientes mais importantes durante a menopausa.




4. Bebidas alcoólicas: elevam a temperatura corporal e atrapalham o sono. As bebidas alcoólicas também devem sair do cardápio se você está na menopausa, já que elas podem causar insônia, ansiedade e aumentar as ondas de calor.

5. Carnes com muita gordura: elevam o risco de doenças cardiovasculares. Como o organismo sofre grandes mudanças na menopausa e como são aumentados os riscos de uma doença cardiovascular, deve-se evitar o consumo de carnes com muita gordura durante essa fase, como carne vermelha ou mesmo peixes mais gordurosos.

O ideal é apostar em carnes e cortes mais magros para uma melhor alimentação.

6. Alimentos processados: alta concentração de sódio. A grande quantidade de substâncias de alimentos processados, como estabilizantes e corantes, são prejudiciais durante toda a vida, mas especialmente durante a menopausa. Além disso, a quantidade de sódio, gordura e açúcar presente nesse tipo de alimento também deve ser evitada e o consumo de alimentos orgânicos ou preparados em casa deve ser priorizado.

7. Queijos gordos: maior risco de dor de cabeça. Embora possuam cálcio, que é importante para tratar a perda de massa óssea, os queijos, principalmente os ácidos e salgados, devem sair temporariamente da alimentação porque podem levar a um aumento da frequência das dores de cabeça – sintoma comum na menopausa.

Os laticínios, entretanto, não devem ser eliminados da dieta e, sim, serem consumidos em suas versões mais magras, como a versão desnatada ou light.



8. Alimentos fermentados: aumentam o mal-estar. Pães, bolos e alimentos fermentados em geral contêm uma quantidade de fermento que pode ser prejudicial para o organismo durante a menopausa, já que aumentam a ocorrência de dores de cabeça e sensação de mal-estar.

O melhor a se fazer nessas situações é evitar o consumo de alimentos com muito fermento para conseguir combater os sintomas desse período.


A alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e por isso é tão importante conhecer quais os alimentos devem ser evitados nessa fase da vida. Com isso, é possível enfrentar os desconfortos tradicionais dessa alteração hormonal de maneira muito mais tranquila e saudável.

( fonte do artigo: herborisa.com.br

Comentários